segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resultados do 1o Edital são apresentados no Teatro Municipal

Os nove projetos contemplados no 1o Edital do Fundo Municipal de Cultura foram apresentados no evento do último sábado 23/07 no Teatro Municipal de São Carlos. 
Integrantes do Rancho do Abacateiro
Para a primeira edição do projeto, o Fundo Municipal de Cultura disponibilizou R$ 160.000,00, porém utilizou apenas R$ 73.634,15. 
Os recursos foram direcionados aos projetos: Artes Visuais – “Olhares de Passagem / Regard em Passant”, de Matheus Hidalgo; Artes Cênicas – “Isabela - A Astróloga de Araque”, do Grupo Preto no Branco, e “Jogos de Assoprar”, da CIA da Insônia; Dança – “Dança Periferia – Inclusão Social”, de Carlos Henrique Mota de Santana, e “O Choro do Morro”, de Antônio Carlos Miguel Ramos; Patrimônio Cultural –“Cantores e Cantorias no Rancho do Abacateiro”  de Claudirene Bandini, e a produção do livro “Viva os Santos Reis”, de Fernanda Dias; Produção Audiovisual – "Mestre Izael", de Marta Kawamura; Música – “Café do Centro”, de Edmilsom Marchetti.

As criações em teatro infelizmente não puderam ser encenadas nesta ocasião, pois os grupos, após terem apresentado suas obras, dispersaram-se. No entanto foram exibidos vídeos com registro de suas apresentações. 
O público presente recebeu muito bem todos os trabalhos, de alta qualidade técnica e estética, comprovando que os recursos foram bem aplicados e que os editais devem seguir e buscar regularidade em sua execução, para fomentar a produção cultural no município. 
Livros, DVDs e Cds em exposição no evento
A questão do longo intervalo entre a publicação do resultado (2008) e a liberação dos recursos (2010), que refletiu na conclusão dos trabalhos (2011) foi comentada em todas as falas de abertura do evento. Como representante do Conselho Gestor do Fundo, ressaltei que o processo enfrentou vários problemas e questionamentos, e isso não impediu que os projetos fossem realizados e que os editais tivessem continuidade, no entanto, o esforço do Conselho Municipal e do Conselho Gestor do Fundo é para que não se repitam os mesmos erros em editais municipais. Concluí anunciando que a 2a edição do Edital do Fundo está em vias de concluir a seleção de projetos e que contamos com a participação de todos na avaliação do mesmo, de modo a garantir seu aprimoramento para as próximas edições.
Foi ressaltada a importância da participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura, contribuindo na construção das políticas públicas para cultura e fazendo o controle social da gestão cultural. 
Abertura do evento
O evento, que finalizou com um coquetel, possibilitou o contato direto dos artistas e produtores contemplados entre si e com o público, bem como com os gestores públicos, configurando um espaço positivo de diálogo e troca entre todos. 
Texto: Marta Kawamura
Fotos: Ivan Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário